Vai visitar a obra do imóvel na planta? Confira as principais regras e cuidados

Comprar um apartamento novo na planta é o sonho de milhares de brasileiros. No entanto, o que muitos não sabem é que é possível acompanhar de perto os avanços na construção do empreendimento e visitar a obra com certa periodicidade.

Essas visitas são uma boa oportunidade para identificar se a construtora está cumprindo devidamente os prazos, mas não apenas isso. É nesse momento que você pode observar melhor os materiais que estão sendo utilizados e se a empresa está seguindo a proposta arquitetônica do projeto.

Porém, realizar esse acompanhamento da obra não pode ser feito de qualquer jeito e existem regras que garantem, principalmente, sua segurança. Quer saber como visitar as obras do seu apartamento? Confira nossas dicas!

1. Agende a visita com antecedência

Primeiro, é importante entender que você não pode simplesmente chegar até o local da obra e pedir para “dar uma olhadinha”. Um canteiro é cheio de riscos e movimentação durante todo o expediente, e não são todas as fases da construção que podem receber visitação.

Por isso, é importante que você entre em contato com a construtora e comunique a sua vontade de visitar a obra, agendando o horário com antecedência. Se quiser, você também pode organizar junto aos outros futuros moradores uma Comissão de Representantes, que terá o papel de acompanhar de perto o andamento da construção.

2. Use roupas adequadas

Prestar atenção no vestuário também evitará problemas, inclusive a impossibilidade de acessar a obra. Ao contrário do que você pode pensar, não é possível realizar a visitação usando qualquer roupa, e isso principalmente para garantir o seu conforto e segurança.

O ideal é que você utilize roupas leves, já que provavelmente precisará andar bastante, assim como subir e descer escadas. Além disso, também é obrigatório usar tênis ou sapatos fechados e sem saltos, não sendo possível visitar a obra com sandálias ou chinelos.

3. Verifique quantas pessoas podem entrar por vez

Assistir ao avanço da obra do imóvel na planta gera empolgação e ansiedade na família toda, e é comum que todos queiram ver de perto a obra. Porém, é importante que você entenda que há um limite de visitantes por vez.

Em geral, só são permitidos 4 ou 5 visitantes na obra por vez. Esse número pode depender de construtora para construtora, então é importante acessar as regras de cada uma. Além disso, no momento do agendamento informe quantas pessoas você pretende levar para a visita.

4. Não leve crianças com menos de 13 anos

As primeiras fases de qualquer obra não é o lugar ideal para nenhuma criança. Além disso, mesmo nas fases finais, é comum que hajam regras que proíbam a entrada de crianças com menos de 13 anos.

Antes de levar seu filho para a visita, se informe junto à construtora e avalie, também, se é realmente necessário levá-lo. Lembre-se que as obras costumam ser um lugar com muita poeira e riscos para crianças mais agitadas.