Não é possível separar a construção civil da inovação tecnológica. Levando-se em consideração que a tecnologia envolve o domínio e a utilização de processos, métodos, materiais, equipamentos e capacitação profissional, pode-se dizer que a inovação é uma característica natural e necessária da construção civil, sendo a responsável por sua constante evolução.

O que são inovações na construção civil?

Inovar está ligado ao aprimoramento constante e à gestão, ou seja, significa compreender um problema e viabilizar soluções para o mesmo.

Conheças algumas tecnologias aplicadas à construção civil e suas vantagens:

Laje plana

Trata-se de uma laje sem muitos apoios centrais (pilares) e sua execução reduz a quantidade de formas de madeira para pilares e vigas.

Para o morador de um empreendimento que utiliza a laje plana, o benefício é a flexibilidade maior para a sua planta, já que não são encontrados pilares dentro do apartamento, apenas nas extremidades. Dessa forma o layout pode ser adaptado a gosto do morador.

Fachada em alumínio composto

Essa tecnologia representa uma opção às fachadas aderidas (pastilhadas) que demandam constantes manutenções e reparos. Qualquer pessoa que ande mais atenta pela cidade observará prédios passando por manutenções dessa natureza.

Durante muito tempo a principal campanha de venda para apartamentos tinha a frase “fachada 100% pastilhada”, o que é altamente compreensível para uma cidade como Salvador que tem índices de umidade e salinidade altíssimos. Uma vez que a pintura requer uma manutenção muito mais frequente em climas assim.

Porém, nas últimas décadas, o sistema de fachada pastilhada vem sofrendo muitas críticas por conta de processos de descolamentos e infiltrações. Tendo em vista essa demanda de manutenção, a aposta no sistema de fachada não aderida é uma excelente opção.

Na fachada em alumínio composto, as placas de alumínio não são aderidas à alvenaria da fachada, elas são fixadas através de um sistema de perfis metálicos que geram um “colchão de ar” entre a parede limítrofe do apartamento e o material de acabamento, gerando um isolamento térmico e acústico.

Dessa forma, o ambiente interno se torna muito mais agradável, ficando mais fresco e com menos barulhos. Isso traz ao morador um maior conforto para a sua unidade e para o empreendedor uma facilidade na manutenção. Além disso, esse tipo de fachada confere um aspecto mais moderno e tecnológico ao empreendimento.

Paredes internas em drywall

A chapa ou placa de drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso natural e aditivos, revestido com duas lâminas de cartão duplex, tornando o material resistente mecanicamente.

Para a construção de paredes, as chapas de drywall são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas.

Aos poucos esse sistema foi sendo incorporado e hoje já é bem aceito no setor de construção civil. O ganho em tempo de mão de obra, ausência de argamassa na obra, eliminação de boa parte do resíduo (entulho) e maior flexibilidade para a planta do cliente são algumas das razões para adotar esse sistema.

Sistema de kits elétricos

Com a mesma premissa do drywall, esse sistema traz agilidade e racionalidade para a obra. Nele as caixas de passagens e eletrodutos não ficam embutidos nas lajes e sim aparentes dentro do forro de gesso. Dessa forma, o ritmo de execução da obra é acelerado e também auxilia muito na manutenção das unidades.

Outro ganho que esse sistema proporciona é oferecer ao cliente a comodidade de receber o apartamento com forro de gesso instalado, minimizando os custos de uma provável intervenção de iluminação decorativa.

Portanto, o papel das inovações na construção civil merece destaque. Ela viabiliza não só uma mudança nos processos de uma construção, mas na perspectiva dos profissionais de toda a cadeia do setor. Fazer uso da tecnologia e manter-se atualizado sobre novas técnicas e produtos é o primeiro passo para evoluir.

O moderno é agora. A inovação já chegou e a tecnologia já faz parte dos empreendimentos Santa Emília.